segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Ode ao sofrimento



Nos últimos meses tenho observado um fenômeno que provavelmente não é novo e certamente não é exclusivo de Buenos Aires ou da Argentina.

As cafeterias de especialidade se espalham como um vírus por todos os bairros da capital portenha e todas têm muito em comum, mas sua característica compartilhada mais proeminente é a promoção do sofrimento. Todas as pessoas que decidem ir tomar um café neste tipo de estabelecimento precisam sofrer, faz parte da experiência de uma cafeteria de especialidade.

Vou me abster de mencionar o péssimo atendimento, já que em Buenos Aires essa é a regra, e não só para cafeterias, mas basicamente para qualquer lugar que haja alguém atendendo. As cafeterias de especialidade, no entanto, têm vários plus. O primeiro é a demora.

Não espere que o barista leve menos de 10 minutos para te alcançar um flat white pela janelinha do take away. E se quiser comer algo, não se surpreenda se dentro do saquinho de papel pardo houver algo diferente do que você pediu. Mesmo que existam apenas seis opções de comida na cafeteria de especialidade (com sorte, porque metade estará esgotada por volta das 18h), o cookie molengo e o muffin vegano - mais seco que engolir maizena - provavelmente não serão do sabor que você pediu.

Por outro lado, sentar em uma das suas cinco mesinhas tampouco é algo que eu recomendaria. A não ser que não te incomode fazer fila atrás daquela gente de pochete por 40 minutos, ouvindo os baristas gritar os nomes das pessoas cujo café está pronto para retirar. Sim, retirar. Não espere que eles levem seu pedido até a mesa.

E por que não mencionar o assunto favorito dos haters de cafés de especialidade: que caralhos é flat white, latte, mocaccino, ristretto ou macchiato? Não importa, mas você tem que saber, porque "café preto" e "café com leite" não existem. Pelo menos não com essa nomenclatura. E se você não estudou os cafés em casa antes de sair, vai levar uma palestra do barista.

Fez tudo isso? Estudou? Esperou pela mesa? Finalmente conseguiu seu latte medium e seu brownie embrulhado em plástico transparente? Então você é o vencedor. Passou no teste de resistência do café de especialidade e, como recompensa, poderá tirar uma boa foto para o Instagram e marcar o café de especialidade fazendo publicidade grátis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário