quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Eu e minha inconsistência cinematográfica

Leer versión en español.

Finalmente cedi à minha própria pressão psicológica e abri um Letterboxd. Você pode estar pensando “Ah, que legal! É bom registrar todos os filmes assistidos pra não esquecer e ainda ver sugestões de novos filmes para ver” e, de certa forma, sim, você tem razão. No entanto, desde 2009 eu vinha usando outra rede social de filmes. Não direi qual é, apenas que é brasileira e que para ser considerada ruim ainda precisava melhorar bastante. Isso significa que passei aproximadamente cinco semanas da minha vida marcando um por um, manualmente, todos os mais de 1700 filmes que vi desde 2009 (e os que eu lembrava de ter visto antes disso). E enquanto gastava esse precioso tempo que poderia ter sido usado para voltar a estudar francês, por exemplo, cheguei a algumas conclusões muito interessantes. E a alguns importantes questionamentos. 


  • Eu era muito generosa quando tinha 19 anos. Qualquer merda roteirizada e filmada que não me fizesse dormir nos primeiros 15 minutos já levava 4 estrelas. Já os filmes que lembro ter odiado ganhavam 2. 


  • Aparentemente eu não gosto muito dos filmes do Wes Anderson, quem me fez acreditar que sim foi obviamente a internet. Assisti todos, ou quase todos, porém pouquíssimos chegaram a receber 3 estrelas ou mais.   


  • Preciso ver de novo aproximadamente 80% dos filmes porque sinceramente não sei da onde saiu meu senso crítico. Ele não funciona. A modo de exemplo: Zack and Miri Make a Porno recebeu 4 estrelas e meia, mesma nota que Fight Club.


  • O único musical que gostei realmente foi Across the Universe.


  • E falando em Across the Universe, como assim já faz DEZESSEIS anos que esse filme foi lançado?


  • Houve uma época da minha juventude em que eu realmente me esforcei para a ver os clássicos e depois simplesmente mandei um “que se foda, vou ver todos os filmes do Jonah Hill.”


  • Easy A não era um clássico da comédia contemporânea? Por que raios eu dei só duas estrelas? Deveria assistir de novo? Estou confusa. 


  • Eu não tenho nem uma vaga lembrança do que se trata pelo menos 40% dos filmes que vi. 


  • Por que marquei como favoritos alguns filmes que dei 4 estrelas e não marquei como favoritos outros que dei 4 estrelas e meia? 


  • O pior filme que assisti na vida se chama I Hope They Serve Beer in Hell e, infelizmente, ainda guardo algumas sólidas recordações da trama. Eu só assisti por causa do Matt Czuchry (o Logan de Gilmore Girls), estava obcecada por ele na época. A obra recebeu meia estrela.


  • Tem vários filmes que não dei nota na antiga rede social e não faço a menor ideia do porquê. Esqueci de marcar? Tive vergonha de dar uma nota muito alta a um filme considerado muito ruim ou uma muito baixa a um filme considerado muito bom? Não fui capaz de opinar? O site não funcionava? Jamais saberei. 


Agora já pode me seguir lá. Aproveita e segue a Ayo Edebiri também. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário