domingo, 14 de janeiro de 2024

Zona de desconforto

Leer versión en español.


Nunca consegui encontrar sentido nessa conversinha de coach de “sair da zona de conforto” que as pessoas tanto insistem. Eu gosto de conforto, eu não quero sair dele, sabe? Imagina sentar num sofá macio e deliciosamente confortável e de repente aparecer alguém dizendo “Sai daí, vem sentar aqui nesse tronco, vem. Vai ser melhor". 

Todas as vezes que eu quis mudar, fazer alguma coisa totalmente diferente, mandar tudo à merda, foi justamente porque eu não estava mais confortável. Pode ser que tanto tempo de conforto tenha em algum momento gerado algo de desconforto? Evidente que sim, mas esse não é o ponto. 

Alguém realmente já chegou a pensar “Ai, minha vida tá muito boa, tá tudo perfeito, trabalho bom, salário legal, tudo bem no casamento, emocional em dia. Acho que preciso de uma mudança drástica, estou muito confortável”? Meu palpite é que não. 

Há algum tempo, no entanto, minha zona de conforto me levou para a zona de desconforto e precisei ficar ainda mais desconfortável para ir em busca de um novo conforto, que ainda está bem longe de chegar. Mas pelo menos fiz alguma coisa. Às vezes “fazer alguma coisa” é difícil. Às vezes a gente só quer fechar os olhos e esperar que tudo se resolva magicamente. E é sempre o desconforto que faz a gente fazer alguma coisa, não o conforto. O conforto é lindo. Deixem o conforto em paz.

Agora, por exemplo, estou a 1.800 quilômetros de casa, que, na verdade, já não é mais minha casa, mesmo que algum dia volte a ser. E estou em outra casa, que não é realmente minha casa, mas que por um tempinho será, enquanto procuro outra casa a 8 mil quilômetros. Não sei até quando essa casa que ainda não existe será minha casa, mas será uma casa, porque casa é onde estão meus discos do Joji e meu unicórnio de cerâmica. Que espero que caibam na mala.

Eu sei, tem gente que mesmo que bunda já esteja coçando há algum tempo, se recusa a sair do sofá macio. Entendo, não julgo, tenho amigos que são e até compactuo. Porque não é fácil. A gente só levanta quando a coceira tá tão forte que aquele tronco duro começa a ser visto como uma melhor opção. 


Sigam-me para mais analogias motivacionais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário